175º GRUPO ESCOTEIRO DO MAR ALBATROZ
O Grupo Albatroz foi fundado em 06/05/1990 cultiva e espelha-se em práticas marítimas e atividades aquáticas.
No início possuía 78 (setenta e oito) integrantes que foram distribuídos em todos os ramos, passando desta forma sua mística e auxiliando jovens ao caminho do sucesso.
Nos dias atuais possuímos escotistas que alcançaram seus objetivos utilizando o que cultivaram durante o tempo que permaneceram conosco e demonstram ser ícones em sua vidas particulares e profissionais.
Possuímos registros de mais de 13.000 participantes durante nossa vigência e produzimos mais de 300 atividades social culturais dentro e fora do Município.
Hoje somos 100 (cem) participantes diretamente, com registro na União dos Escoteiros do Brasil cumprindo diariamente todas as leis vigentes, OBJETIVANDO para 2010 o triplo deste atual número projetando assim a Qualidade de Vida.
JUSTIFICATIVA
O Escotismo é a educação para a Vida e o 175º Albatroz tem como objetivo possibilitar a criança e ao membro juvenil, que descubra novos conhecimentos e aprenda muitas coisas que facilitarão a sua vida.
Tendo como objetivo paralelo complementar o processo educacional e familiar, preenchendo as necessidades não encontradas em ambos. Desenvolver o auto conhecimento, a ansiedade de explorar para descobrir e para querer saber. Assim o escoteiro descobre o mundo além da sala de aula, desenvolvendo e amadurecendo várias habilidades, transmitindo-as para outros.
Através de atividades, o escotismo alcança a sua principal finalidade: Ajudar os jovens a se desenvolverem fisicamente, intelectualmente, social e espiritualmente.
Proporcionando a participação em Exposições, Feiras para a Qualidade de Vida, Eventos Mundiais, Culturais e Serviços Comunitários, Campanhas, Representações e Desfiles Cívicos.
Todos sem distinção de etnia ou credo poderão ser um Escoteiro ou Escotista dentro de suas limitações, pois hoje para quem acha que o escotismo e um obstáculo financeiro está totalmente enganado, a UEB, possibilita a inscrição dos membros juvenis que possuem baixa renda incluindo-os no plano carente, para que o Grupo cresça juntamente com a dificuldade do membro e possa contornar ou eliminar quais quer que sejam os obstáculos.
Desta forma o 175 Albatroz que é o único do Município neste seguimento, proporciona formação que ocupe o membro juvenil a não procurar caminhos que levem a decadência e a desilusão de seus familiares, criando um vínculo sócio-familiar que a cada dia cresça e proporcione a Qualidade de Vida e tranqüilidade da Comunidade em Geral.
PUBLICO ALVO
O Escotismo tem como alvo todos dentro de cada Ramo, que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira:
- Ramo Lobinho, para meninos e meninas de 7 a 10 anos, indistintamente denominados Lobinhos (as). Toda esta fase é desenvolvida em torno do livro Mowgli, o “Menino Lobo” (de Rudyard Kliping).
Responsável: Fernanda Calazans Rodrigues, UEB nº 175/SP-39273-1 desde 1990.
- Ramo Escoteiro, para rapazes e moças de 11 a 14 anos, indistintamente denominados Escoteiros (as). Esta fase é voltada para vida em equipe e encontro com a natureza.
Responsável: André Ribeiro Pires, UEB nº 175/SP-392160-0 desde 1991.
- Ramo Sênior, para rapazes e moças de 15 a 18 anos, indistintamente denominados Seniores e Guias. Fase voltada para atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais.
Responsável: Françueudes Lima da Silva, UEB nº 175/SP-213603-1 desde 2001.
- Ramo Pioneiro, para rapazes e moças de 19 a 21 anos, indistintamente denominados Pioneiros. Desenvolvem projetos e ações sociais em conjunto com atividades de interesse das equipes.
Responsável: Marilia Oliveira Calazans, UEB nº 175/SP-39299-5 desde 1995
Todos os Escotistas devem ser pessoas idôneas que voluntariamente se disponham a servir à juventude e à comunidade, por acreditarem na eficácia do Escotismo como instrumento de educação, sem visar qualquer forma de vantagens, diretas ou indiretas, ou de recompensa pecuniária.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
· Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira:
Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.
· Aprender fazendo:
Educando pela ação, o Escotismo valoriza:
O aprendizado pela prática;
O treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;
Os hábitos de observação e dedução.
· Vida em equipe, incluindo:
Descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade;
Disciplina assumida voluntariamente;
Capacidade tanto para cooperar como para liderar.
· Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:
Jogos Cooperativos e Jogos Inclusos;
Adestramento em técnicas úteis, estimulado por um sistema de distintivos;
Vida ao ar livre em contato com a natureza;
Interação com a Comunidade;
Mística e ambiente fraterno.
· Desenvolvimento pessoal pela orientação individual considerando:
A realidade e o ponto de vista de cada membro;
A confiança nas potencialidades de cada jovem;
O exemplo pessoal do adulto;
Civismo.
Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria