Escotismo

 

O Escotismo é um Movimento Educacional para Jovens com a colaboração de adultos, voluntários, sem vínculo político-partidário que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos por Baden-Powell.

 

PROPÓSITO

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

 

PRINCÍPIOS

 

Os Princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
a) Dever para com Deus - Adesão a princípios espirituais ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.

b) Dever para com a Pátria - Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira.

c) Dever para com o Próximo - Respeito e solidariedade ao próximo, participação ativa no desenvolvimento da comunidade e valorização do equilíbrio da Natureza.

 

MÉTODO ESCOTEIRO

O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento:
1- Aceitação da Promessa e Lei Escoteira - Todos os membros assumem um compromisso de vivência da Promessa e Lei Escoteiras.

2- Aprender Fazendo - Educando pela ação, o Escotismo valoriza: - o aprendizado pela prática; - o treinamento para a autonomia, baseado na auto-confiança e iniciativa; - os hábitos de observação, dedução e indução.

3- Vida em Equipe - Denominada Tropas de "Sistema de Patrulhas", incluindo: - a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidades; - a disciplina assumida voluntariamente; - a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

 

4- Atividades Progressivas, Atraentes e variadas, compreendendo:

a) Jogos;

b) Adestramento em técnicas úteis, estimulado por um sistema de distintivos;

c) Vida ao ar livre e em contato com a Natureza;

d) Interação com a Comunidade;

e) Mística e ambiente fraterno.

 

O movimento escoteiro brasileiro também é dividido em 3 Modalidades: Mar, Ar e Básico.

Modalidade do Mar

O Escotismo do Mar procura desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação a vela, a remo e a motor, pelas viagens a transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e esportes submarinos e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições de nossa Marinha. Esta modalidade é muito interessante pois além de todas as atividades da modalidade básica, se pratica também a vida no mar.

 

Oração do Escoteiro do Mar.
"Oh Senhor, infundi em nós, Escoteiros do Mar, o espírito de valor e fortaleza que nos legaram aqueles velhos homens do mar dos velhos tempos.
Que saibamos fazer nossas, as nobres tradições estabelecidas por eles, e que na solidão das horas imensas da travessia, saibamos encontrar o caminho de vossos corações.
E que nesse refúgio, aprendamos a amar com a força espiritual, para enfrentar os esforços e dificuldades da vida.
Assim seja,
Amém."